Alguém joga melhor futebol que o Grêmio no Brasil atualmente?

A vitória tranquila de 2 a 0, com a classificação às quartas da Copa do Brasil, foi mais uma das apresentações de altíssimo nível do Grêmio nos últimos tempos. Com exceção da partida contra o Sport, quando utilizou reservas, o Tricolor chegou à sua quinta vitória consecutiva – além disso, marcou 13 gols, sofrendo apenas um, contra Botafogo, Atlético-PR, Zamora e Fluminense (duas vezes). Por tudo isso, questiono: algum clube brasileiro vem jogando mais que ele? Isso não representa taça no armário, óbvio que não. Também é fato que os campeonatos só encerrarão em novembro e dezembro. Ou seja, o técnico Renato precisará manter o nível das atuações até lá. E este será o grande desafio! Mas e agora, responda: alguém vem jogando mais? Antes que alguém argumente que o Zamora foi um adversário muito fácil – no que concordo -, antecipo que retirei as estatísticas deste jogo. Analisaremos apenas os números dos compromissos por Copa do Brasil e Brasileirão. Ao todo, são cinco itens: aproveitamento de vitórias, índice de acerto de passes, índice de finalizações corretas, média de gols marcados e de gols sofridos. O Tricolor só não lidera em apenas um quesito.

– APROVEITAMENTO
Considerando os últimos jogos da equipe titular, o Grêmio venceu todas as partidas. Portanto, 100% de aproveitamento. Atrás dele, aparece o Cruzeiro de Mano Menezes, com 83% (que ainda entra em campo nesta quinta-feira, contra a Chapecoense). Em seguida, o pragmático Corinthians, com 77%.

– ACERTO DE PASSES
Embora tenha sido eliminado da Libertadores, em competições nacionais o Flamengo tem índice maior de acerto de passes (91,39% contra 90,35% do Grêmio). Atrás dos dois, o Cruzeiro (90,15%) e o Atlético-MG (90,11%).

– FINALIZAÇÕES CERTAS
Das finalizações protagonizadas pelo Grêmio, 49,01% sofreram interceptação do goleiro. Atrás dele, o Corinthians, com aproveitamento de 48,27%. Embora tenham chutado mais contra as metas adversários, Flamengo (44,26%) e Atlético-MG (34,26%) têm aproveitamento inferior.

– GOLS MARCADOS
Com 3,25 gol por jogo, o ataque do Grêmio tem média muito acima dos demais. Atrás, o Atlético de Roger (1,6) e o Flamengo (1,4).

– GOLS SOFRIDOS
Além do Grêmio, Cruzeiro (que ainda vai enfrentar Chapecoense nesta quinta) e Corinthians sofreram apenas um gol. Porém, Marcelo Grohe entrou mais vezes em campo (4 vezes), ostentado média de 0,25 por jogo.

1 Comentário

  1. Marcos 1 de junho de 2017 Reply

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *